ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA REGIONAL DE ENSINO DE MINAÇU
COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO ALBINO FERREIRA
PROJETO DE FUNCIONAMENTO DO LIE – 2010
Minaçu - 2010
PROJETO DE FUNCIONAMENTO DO LIE – 2010
HISTÓRICO DA ENTIDADE
O Colégio Estadual Antonio Albino Ferreira, está localizado a Avenida Goiás s/nº - Setor Central, na cidade de Minaçu – Estado de Goiás, é mantido pelo Governo Estadual através da Secretaria de Estado da Educação - SEE. Construído em 1977, iniciou suas atividades em 1978. Apresenta a seguinte estrutura física: 15 salas de aulas, 01 laboratório de informática, 01 sala de professores, 01 secretaria, 01 cantina, 01 biblioteca, 01 auditório, 01 sala para coordenação pedagógica, 08 banheiros, 01 pátio descoberto, 01 quadra de esporte descoberta. O Colégio funciona em três turnos: matutino, vespertino e noturno, atendendo crianças do 1º ano ao 5º ano do Ensino fundamental com a Escola de Tempo Integral, 6º ao 9º ano e Ensino Médio sendo previsto para 2010, 39 turmas e aproximadamente 1.180 alunos. Sua equipe é composta por 01 Gestora, 01 Secretária, 01 Vice-Diretora, 01 Coordenadora de Merenda, 45 Professores, 03 Dinamizadoras do LIE, 03 Dinamizadoras de Biblioteca, 03 Coordenadoras Pedagógicas, 02 Coordenadoras do Projeto de Tempo Integral, 06 Auxiliares de Secretaria, 03 Auxiliares de Coordenação, 06 Merendeiras, 06 Auxiliares de Serviços Gerais e 02 vigias.
O Colégio Estadual Antonio Albino Ferreira foi contemplado com um LIE no ano de 2004, no entanto, apenas em 2008 foi possível colocá-lo em funcionamento, atualmente o mesmo se encontra com máquinas obsoletas e que passam a maior parte do ano com defeito, devido à falta de assistência técnica.
Nos últimos anos a Informática vem adquirindo cada vez mais relevância dentro do processo educacional. Sendo que a sua utilização como instrumento de aprendizagem e ferramenta de trabalho vem aumentando de forma muito rápida e com isso se faz necessário que a educação passe por inúmeras transformações estruturais, funcionais, sociais, culturais e econômicas frente a essa nova tecnologia. Hoje os canais de comunicação vêm sofrendo muitas inovações, estando a Internet à frente das maiores mudanças. Encontramos sites institucionais, empresariais, educacionais, pessoais e blogs como fonte primária de informação para jornais importantes. Possibilitar que a comunidade escolar possa passar de expectadora dessas informações à produtora de informações, nos canais de comunicação é um trabalho que traz muitos benefícios à prática pedagógica enriquecendo a forma de aprender. Fazer isso de maneira Interativa, de forma a abrir as janelas do mundo para os educandos, criar possibilidades de comunicação com pessoas de locais geográficos diferentes, possibilitando aos mesmos ampliarem sua visão de mundo e posicionar-se sobre diferentes assuntos é algo de fundamental importância para a construção do projeto educacional que buscamos oferecer.
“Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente”.
O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vão se aprofundando às nossas vistas.
Em todas essas questões a formação continuada dos professores torna-se imprescindível, uma vez que a utilização do computador e outras tecnologias como ferramentas pedagógicas requer uma mudança de paradigma educacional e conscientização do professor (educador), buscando como foco principal a construção da aprendizagem e o desenvolvimento integral do educando.
OBJETIVO GERAL
Intensificar o uso das TICs existentes no Colégio buscando ampliar a qualidade do ensino proporcionado aos educandos atendidos por esta Unidade Escolar e auxiliar o professor em seus recursos metodológicos.
Estimular o corpo docente na prática do uso das tecnologias para que estas contribuam de forma eficaz no processo ensino-aprendizagem;
Garantir a parceria de professores dinamizadores e professores de sala no encaminhamento e desenvolvimento das atividades dos alunos na perspectiva da construção do conhecimento;
Viabilizar a prática da pesquisa contínua usando o computador para desenvolver projetos educativos;
Envolver professores e alunos nos trabalhos desenvolvidos no laboratório;
Oferecer subsídios necessários para a atuação do professor como orientador e condutor da sua turma no desenvolvimento das atividades planejadas;
Utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação para construir e disponibilizar produções dos alunos através de diferentes mídias;
Proporcionar ambiente para Interação entre educandos e educadores;
Divulgar para a comunidade escolar, em especial para professores, a viabilidade e as vantagens de se desenvolver projetos dessa natureza em escolas públicas;
Aprimorar os conhecimentos dos alunos quanto às características da linguagem atual;
Desenvolver nos alunos habilidades de pesquisa e investigação;
Alimentar periodicamente o Blog da Unidade Escolar, postando fotos e projetos realizados de acordo com Plano de Ação da mesma;
MÍDIAS EXISTENTES NA ESCOLA PARA SUPORTE DOS EDUCADORES E EDUCANDOS
21 computadores;
01 impressora HP laserjet 1015;
04 aparelhos de DVD( Lenoxx, Philco, Britânia, Onnicom);
03 ( 29’ polegadas – CCE, Toshiba);
01 Tv ( 20’ polegadas);
01 kit de DVD nova escola;
02 caixas amplificada;
01 sistema de som;
02 Data Show ( Benq, Sony);
01 retroprojetor;
02 câmeras digital;
02 aparelhos de vídeo cassete;
02 Suporte móvel para televisão e vídeo/dvd;
06 micro-sistem ( 03 Philips, 02 CCE, 01 Lenoxx);
01 Mini-sistem com 02 caixas de grave (Philco)
METODOLOGIA
· Participação nos Trabalhos Coletivos proporcionando momentos para discussão envolvendo os professores, coordenação pedagógica, dinamizadores e equipe gestora, a fim de planejar e organizar as atividades que e projetos a serem desenvolvidos nesta unidade e que terão como subsídio as TIC’s aqui existentes.
· Assessoria ao desenvolvimento dos projetos dos professores em todas as etapas: pesquisa, estudo do tema e dos conteúdos e nas produções no laboratório de informática.
· Estimular pesquisas na Internet com discussões posteriores entre os alunos e professores sobre temas como: tecnologia na sala de aula, direitos autorais, linguagens, ferramentas de comunicação e interação, desenvolvimento sustentável, meio ambiente e questões locais relacionadas a questões culturais, sociais e econômicas.
· Produzir com os alunos e professores envolvidos, com auxílio de computador e outras ferramentas, programas de divulgações dos trabalhos desenvolvidos.
· Apresentação e sensibilização da comunidade escolar aceitação e participação no projeto;
· Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico em pesquisas on-line sobre os assuntos relacionados a temas diversos propostos pelos professores;
· Orientação aos alunos e suporte técnico pedagógico nas postagens realizadas no blog do CEAAF;
· Viabilização de equipamentos técnicos para a realização e divulgação das atividades;
CRONOGRAMA
As atividades serão desenvolvidas no período de fevereiro a dezembro de 2010, considerando especialmente o planejamento mensal dos educadores e suas necessidades de apoio metodológico com as TIC’s.
O agendamento do LIE e das TICs será feito de acordo com a necessidade de utilização e planejamento do professor. Para isso o professor de sala terá a autonomia de conduzir o Projeto que melhor se adaptar ao conteúdo e a sua turma de acordo com as necessidades de aprendizagem da mesma. Nessa estratégia cabe ao dinamizador ser um auxiliar dos projetos que envolvam as TIC’s em geral, conduzindo as atividades desenvolvidas no laboratório e planejando com os professores.
AÇÕES
As ações abaixo relacionadas serão realizadas no período de Fevereiro a Dezembro de 2010.
Buscar viabilizar manutenção contínua do LIE, mobiliário e demais TIC’s existentes na Unidade Escolar.
Agendar as TIC’s e Auxiliar o professor no desenvolvimento das suas aulas e projetos.
Alimentar periodicamente o Blog da Unidade Escolar, postando fotos e projetos realizados de acordo com Plano de Ação da mesma.
Disponibilizar o LIE e orientar o professor na digitação de suas avaliações.
Auxiliar o professor na elaboração de slides em PowerPoint para apresentação do conteúdo a ser ministrado em suas aulas.
Noções básicas de Informática e digitação para funcionários. (Agendamento prévio e aulas em horário inverso ao trabalho)
Proporcionar aos educadores e coordenadores conhecimentos sobre os recursos tecnológicos existentes nesta Instituição.
Subsidiar os educandos em pesquisas, elaboração e apresentação de trabalhos utilizando-se das TIC’s convenientes.
Proporcionar Apoio Técnico em palestras, festas e eventos realizados pela Unidade Escolar.
Fazer cobertura jornalística e fotográfica em todos os eventos proporcionados pela Unidade Escolar afim de resguardar a memória da mesma e alimentar periodicamente o Blog.
Proporcionar entretenimento, desenvolver cultura e criticidade através do Cine CEAAF
AVALIAÇÃO
A avaliação deste projeto será realizada de forma contínua, através de relatos dos professores, alunos e análise crítica dos dinamizadores, visando sempre a melhor utilização do LIE e das TIC’s como apoio ao corpo docente e discente no processo ensino-aprendizagem.
À medida que, forem desenvolvidas as ações descritas no cronograma, serão realizadas avaliações formativas e discursivas através da participação e do desenvolvimento de cada um dentro dos trabalhos delimitados pelos professores e participantes dos grupos.
BIBLIOGRAFIA
FRÓES,Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf.
GOUVÊA, Sylvia Figueiredo-Os caminhos do professor na Era da Tecnologia - Acesso Revista de Educação e Informática, Ano 9 - número 13 - abril 1999.HEINECK, Dulce Teresinha - A Interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem - http://www.unescnet.br/pedagogia/direito9.htm ( nov/2002)
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